Rei Davi: Não me siga! Estou Perdido!


Neste Salmo 34: 1-10 o Rei Davi dá graças a Deus pelo grande livramento. “Bendirei o Senhor o tempo todo! Os meus lábios sempre o louvarão. Minha alma se gloriará no Senhor; ouçam os oprimidos e se alegrem. Proclamem a grandeza do Senhor comigo; Juntos exaltem o seu nome. Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. Os que olham para ele estão radiantes de alegria; seus rostos jamais mostrarão decepção. Este pobre homem clamou, e o Senhor o ouviu; e o libertou de todas as suas tribulações. O anjo do Senhor é sentinela ao redor daqueles que o temem, e os livra. Provem, e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia! Temam ao Senhor, vocês que são os seus santos, pois nada falta aos que o temem. Os leões podem passar necessidade e fome, mas os que buscam o Senhor de nada têm falta.”
O Salmo inicia dizendo as circunstâncias em que ele foi escrito. Foi um momento de desonra para Davi. Foi um momento em que Davi fingiu de louco diante de Abimeleque, que o expulsou, e ele partiu.
Davi, por falta de fé e por não agir discretamente, fingiu-se de louco para não morrer (I Sm. 21: 10-15). Apesar da sua esperteza para se livrar do aperto em que se encontrava, essa atitude foi indigna de um crente, de um homem de Deus.

Os orgulhosos não gostam de ouvir alguém falar das maravilhas de Deus. Experimente contar a uma pessoa não convertida e orgulhosa uma resposta óbvia de uma oração que você fez e verá que ela tentará desmerecer sua oração respondida, dizendo que se trata de coincidência. Somente um coração humilde consegue ouvir as maravilhas de Deus. A bondade de Deus não pode ser separada do temor ao Senhor. As pessoas que afirmam que a “BONDADE DO SENHOR” é que leva as pessoas ao arrependimento, e por isso nossa parte seria somente falar de sua bondade, precisam estudar o contexto do Livro de Romanos 2: 3-10.

Sempre que os crentes querem tomar as rédeas da sua vida, eles geralmente entram em situações difíceis, porque optam por não permanecerem no caminho da fé. Todas as vezes que isso acontece, eles se metem em apuros. Deus, porém não deixa que os seus servos sofrerem todas as consequências de sua loucura.

Deus, por graça, usa os fracassos dos que entram nesses apuros, para dar-lhes lições valiosas que servirão de exemplos para outros. Foi desse modo com Davi. A sua loucura e insensatez foi mudado em motivo de benção.

Sem nenhuma dúvida, essa razão o levou a escrever esse belo Salmo. O Salmo 34 é um poema organizado em ordem alfabética no hebraico. Davi pode então gloriar-se no Senhor dando exemplos para que os humildes também possam se alegrar.
                                                                                                                                      
Por Graciano Caseiro – gracianocaseiroproducoes@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas