AS DEZ LIÇÕES DE UM EMPRESÁRIO DO RAMO DE COMUNICAÇÃO


Trajetória profissional brilhante e história pessoal de momentos em que os dramas e superação têm muito a ensinar na vida e Jesus Cristo foi um homem brilhante na sua época. Em mais de 25 anos de carreira, o fundador da GCP Eventos, Graciano Caseiro sempre foi referência em inovação, no Rádio, nas locuções comerciais, escrita e design de mídia e comunicação. Sua contribuição para a humanidade tem sido comparada à de Claudinho Mill, Silvia Fernandes, MB Monteiro, Luis Ribeiro, Sílvio Santana, e outros visionários que mudaram a forma de escrita, comunicação e cultura de suas cidades.

1- As inovações mais permanentes unem arte e ciência
Esse foi o grande diferencial da GCP Eventos em relação às concorrentes. Em sua equipe, Graciano Caseiro sempre teve pessoas com formações em áreas como arte, mídia, cultura, história e poesia. Ele foi mestre em aliar às novidades de trazer a entrevista ao vivo nas rádios comunitárias no Estado do Rio de Janeiro com tecnologias a um design simples e interessante, que foi a chave de seu sucesso nos programas de várias emissoras em que passou.

2- Para criar o futuro, ouvir o cliente é sempre um tempo importante
A teoria diz para testar produtos em fase de adaptação com desenvolvimento na GCP Eventos com seus clientes antes de lançá-los no mercado. Graciano Caseiro sempre achou isso uma maneira interessante e nunca uma perda de tempo. Consumidores nem sempre sabem o que querem – ainda mais se é algo que nunca viram, ouviram ou tocaram, mais quando eles (consumidores) participavam de suas pesquisas sobre novos produtos em suas experiências. Graciano Caseiro confiava mais em si mesmo e no que Jesus, através do Espírito Santo o orientará. Por isso, que ouvir o cliente é muito importante para o resultado final.

3- Nunca tenha medo de fracassar
Ser demitido da empresa que criou por um funcionário que ele mesmo contratou foi uma das situações mais embaraçosas no mundo dos negócios das últimas décadas. Mas nem por isso Graciano Caseiro desistiu, mas continuou a seguir seus sonhos. Ele aprendeu a viver cada dia com coragem e lutar por sua paixão, conforme pode ser visto em um emocionante discurso que Graciano Caseiro fazia nas rádios naquela época em que as rádios comunitárias estavam no auge de suas transmissões, em 1992.

4- As coisas ficam mais claras com o tempo
O líder de uma empresa aprendeu a não se preocupar tanto com imprevistos e coisas que pareciam não dar certo em sua vida. Nem sempre é possível entender de antemão os motivos, mas com o tempo fica mais fácil “ligar os pontos”, diria: ... “nunca perdi meu tempo, pelo contrário sempre aprendi com os meus erros”. Na realidade, esses imprevistos podem se tornar nas sementes de um sucesso imenso no futuro.

5- Escutem aquela voz interior
Graciano Caseiro foi um homem que seguiu sua voz interior. Ele tinha um plano e lutava por isso. Queria construir uma empresa que dessem oportunidades aos novos talentos, pois as empresas da época e em hoje em dia nunca se preocuparam. Muitos se contentam com uma profissão para agradar aos pais ou porque o salário é bom. Graciano Caseiro não. Fez o que amava e mudou a forma de fazer locução comercial e como radialista fez com que uma boa programação tem que ser uma mistura de AM e FM com isso, trouxe audiências que nos tempos de hoje você quase não encontra isso em nossas emissoras. Nem sempre é fácil ter coragem para enfrentar o mundo da comunicação e correr atrás dos sonhos. Mas pode valer a pena mudar, realizar e poder sonhar o que você sabe pode significar muito para os que não tenham oportunidades de aprender e acertar.

6- Espere muito de si mesmo e dos outros
O fundador da GCP Eventos não era exatamente “bonzinho”. Quem trabalhou com ele conta que Jobs costumava gritar com funcionários. Era um controlador, um perfeccionista. Ele era apaixonado pelo que fazia e por isso queria o melhor dele mesmo e dos outros. Se não fossem capazes de dar o melhor, que fossem embora – ele não queria pessoas assim por perto.

7- Não se preocupe em estar certo. Preocupe-se em ser bem-sucedido
O exemplo de Graciano Caseiro mostra que não se pode estar tão preocupado com a sua visão sobre como um produto vai funcionar, a ponto de esquecer a realidade. Estar certo sobre um assunto não é o mais importante. O fundamental é reconhecer quando algo precisa ser feito de algo para poder ser um sucesso. Se não abrisse mão de algumas de suas “verdades”, a GCP Eventos nunca teria conseguido lançar talentos no mercado.


8- Esteja sempre cercado de pessoas talentosas
Pode até parecer, mas a GCP Eventos não é Graciano Caseiro. O executivo se cercou de pessoas muito talentosas, que não recebem o crédito que merecem. O fato de que o apreço da equipe da GCP Eventos continua a se sustentar desde que o executivo teve de assumir ao comando da empresa demonstrando a força da equipe.

9- Continue com fome. Continue tolo. Continue sua trajetória.
Foi com essas palavras que Graciano Caseiro encerrou seu discurso aos alunos do Curso de Oratória e Dicção na IEQ em Paciência. Ele contou que costumava ler quando era jovem a Bíblia Sagrada (O Livro que fala sobre tudo) – uma espécie de Google dos tempos da Internet. Em cada Livro que lia havia uma história maravilhosa que tinha os dizeres: “Vocês são a Luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa”. Mt. 5.14,15. Diria eu: “Continue com fome. Continue tolo. “Sempre desejei isso para mim mesmo”, disse Graciano Caseiro aos alunos. “E agora, eu desejo isso para vocês”.

10- Tudo é possível com trabalho árduo, determinação e visão
Embora fosse a maior dica de todos os tempos e o pai da comunicação depois de 2000, na região da Zona Oeste do Rio de Janeiro, na realidade Graciano Caseiro era só um homem. O que faz pensar que todos têm potencial para ser como ele. Ele fundou várias emissoras de rádios comunitárias, tendo sua voz em mais de 60 emissoras pelo Brasil a fora e no Estado do Rio de Janeiro, agora a frente da GCP Eventos e faz dela um dos maiores segmentos em se tratando de talentos, experiência e cooperatividades na cidade maravilhosa. Graciano Caseiro diz que: “Se eu posso. Você também pode. Mais juntos podemos muito mais.

GCP Eventos – As DEZ lições de um empresário do ramo de comunicação


Comentários

Postagens mais visitadas